quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Tarte gelada de Chocolate e Iogurte


Uma tarte gelada que é quase um semi-frio... a receita original feita pela minha irmã era mais complexa a nível de ingredientes, ficou mais densa, mais enjoativa. Depois de a provarmos, reajustei-a seguindo os seus conselhos. É deliciosa com estas alterações!

INGREDIENTES
Base
1 pacote de bolacha Maria
2 clh. sopa cacau
raspa de 1/2 limão
125gr manteiga
20gr de açúcar (não coloquei)

Recheio
1 iogurte natural (coloquei 2)
1 pacote de natas
4 folhas de gelatina
50gr de açúcar (reduzi para 2 clh. sopa)
200gr chocolate em tablete (reduzi para 100gr)

Picar a bolacha na 123 até ficar em pó. Juntar o cacau e adicionar a manteiga derretida no microondas até obter uma massa esfarelada. Forrar uma forma de fundo amovível e reservar no frigorífico enquanto se prepara o recheio.
Bater as natas e o açúcar com a batedeira eléctrica. Juntar depois os iogurtes e bater. Demolhar as folhas de gelatina em água fria e depois dissolvê-las num pouco de água quente. Adicionar à mistura anterior e bater novamente com a batedeira. Dividir o creme em duas partes e misturar numa delas o chocolate derretido. Verter o creme branco sobre a base de bolacha e alisar a superfície, sobrepor depois o creme de chocolate e com um garfo misturar fazendo efeito de marmoreado. Colocar no congelador e retirar 1/2 hora antes de servir.

3 comentários:

Docescozinhados disse...

Tem muito bom aspecto esta tarte! Deve ser deliciosa!

fátima disse...

Tão bonita! Vou experimentar, talvez mais no Verão, não sei porquê mas bem fresquinho deve ser uma delícia!

Joaninha disse...

Que delícia que deve ser. Fiquei com água na boca e como apreciadora de chocolate que sou vou ter de experimentar. Obrigada por partilhar a receita :-).