quarta-feira, 9 de abril de 2008

Doce Maravilha


De todos os doces de colher este é de longe o meu preferido! Não é nada original, podendo ser saboreado na maior parte dos restaurantes como o "Doce da Casa", mas a combinação de três camadas tão diferentes e o travo a café para cortar o doce é excelente!!

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de leite normal
1 pacote de natas (200ml)
1 pacote de bolacha Maria
4 ovos
200ml de café forte
chocolate granulado q.b.

Num tacho misturar as gemas, o leite condensado e o leite normal. Levar ao lume a engrossar mexendo sempre para não pegar ao fundo. Colocar este creme no fundo de uma taça ou de um pyrex. Colocar por cima as bolachas embebidas no café (fazer o café com água fria para as bolachas não se desfazerem).
Bater as claras em castelo numa taça. Noutra taça bater as natas com um pouco de açúcar a gosto. Envolver as duas misturas e colocar sobre as bolachas. Levar ao frigorífico. No momento de servir, polvilhar com o chocolate granulado.


32 comentários:

Anónimo disse...

k aspecto delicioso!!
bj
Lucia

Anónimo disse...

Espectáculo! Vou ter que experimentar no curto prazo.

Agora o que me espantou mesmo foi o chocolate que ilustra o teu Blog, com 99% cacau!!! Onde é que se compra isso?

Rui

risonha disse...

que bom aspecto que tem!!! fresquinho deve ser uma delícia.

Anónimo disse...

Já fiz esse doce muitas vezes e confirmo que é realmente delicioso, um dos meus preferidos. Fica muito melhor quando está bem fresco.
Vou voltar a fazer um dia destes (aiiii, se calhar faço já hoje). Com amendoas laminadas por cima fica perfeito :)
Esse chocolate a 99% deve ser um espectaculo. Até agora o máximo que encontrei foi 89%, nuns chocolates de edição limitada do Lidl. São muito bons, experimentem!

Culinarices disse...

Também gosto muito deste doce e o aspecto do teu... hum... já comia um bocadinho. :-)
bjcs
Malena

Almudena disse...

Estes doces da casa como tu dizes sao dos que mais saudades tenho...
obrigada por fazer me lembrar deles
Beijinhos.

Natália Eleutério disse...

Adoro tudo q leva leite condensado, tá anotada.

CACAU disse...

Obrigada mais uma vez pelos comentários!Esta receita vale mesmo a pena experimentar!

Rui: o chocolate com 99% de cacau que ilustra o blog pode ser adquirido na loja Gourmet do El Corte Inglês!

KiKoisaS disse...

Já te roubei a receita:) adoroooo!!!Passa no meu blog, estou a organizar uma troquinha:) bjsss***

crissy disse...

Eu tenho de ter guardanapos cada vez que venho a este blog. Que bom aspecto este doce que realmente é vulgar mas tão delicioso e o bolo de ananás e coco???? Ain da vou às compras quando sair daqui a deze minutos! Boas receitas - estou a adorar a assiduidade!!! Continua! Engorda-nos mais ainda! :-)

Anónimo disse...

Olá! :)

Ao contrário da maioria dos restaurantes em que o doce é apelidado de "Doce da Casa", existe um restaurante na região de Aveiro que o chama de "Formigos", por causa do chocolate granulado...

Fica aqui a sugestão ;)

eu disse...

Tens aqui um "espaço" que é uma maravilha. Parabens! Já comi este doce, mas não sabia como se fazia e é muito simples.

Mel L. Ramos Bryar disse...

Que delícia!Receita anotada!abraços

Bala disse...

Olá!!!

Eu já era fã do blog, mas depois de experimentar o "Doce Maravilha", não quero outra coisa.

Comp disse, experimentei e, para além de ter saído perfeito (quase igual ao teu), ficou tal e qual como se encontra nos restaurantes.
Divinal!

Obrigada, por teres trazido este doce para aqui! :o)

Bjinhos

Ps- Até fiz um post à conta desta receita e tudo!!!
http://balasbelly.blogspot.com/2008/04/descoberta-do-ano.html

ameixa seca disse...

Olá!
Já retirei muitas receitas deste seu blog delicioso para ir experimentando. Este doce maravilha em breve vai ser preparado.
Obrigada por partilhar estas receitas deliciosas e parabéns pelo blog.
:-)

ameixa seca disse...

Olá!
Já retirei muitas receitas deste seu blog delicioso para ir experimentando. Este doce maravilha em breve vai ser preparado.
Obrigada por partilhar estas receitas deliciosas e parabéns pelo blog.
:-)

Eu disse...

Olá! Depois de ter visto o post no blog da Bala tb eu fiz o doce e ficou muito bom! Obrigada! :)

1/4 de Fada disse...

Já experimentei e foi um verdadeiro sucesso. A receita foi para o livro das receitas de "família".
Parabéns e obrigada.

Anónimo disse...

Se chama doce de colher por que é feito usando somente a colher ou por que é pra comer com colher?

Abraços

CACAU disse...

Michel: chamo doce de colher pela segunda razão que apontou...é comido - saboreado - com uma colher!

crissy disse...

pelas boas receitas que me dás, por ficar com agua na boca cada vez que cá venho, por ser um mimo para o nosso dia a dia passar por aqui, tens um prémio no meu blog! Vai buscá-lo!

Susana disse...

ai que eu vou ter de experimentar isto um dia destes, parece delicioso :D

Anónimo disse...

parece-me delicioso!! muito parecido com pavê, não é? me encheu d'água a boca de gulosa :P

Anónimo disse...

parece-me delicioso!! muito parecido com pavê, não é? me encheu d'água a boca de gulosa :P

Bunny disse...

Gostei do facto do doce levar leite! Mais uma receita a experimentar!

Anónimo disse...

Adoro este doce... faço-o imensas vezes.

Nádia Pinto disse...

Bem deve ser mesmo uma maravilha.. optimo aspecto! tenho q experimentar :)
Beijinhos
Nádia

isa disse...

a minha mãe faz muito este doce, mas nunca com café! no entanto ach que deve ficar uma delícia, assim com café é mais ao estilo do bolo da bolacha que eu tanto adoro :)

prendas e lendas disse...

Já provei e posso dizer a todos que é delisioso,já me está a crescer água na boca.

Anónimo disse...

como a Gi disse é receita do chamado pavê brasileiro... a minha tia do brasil trouxe essa receita para a minha mãe quando veio numas férias e desde então tem sido das mais comidas lá em casa... a diferença é que ela decora com pessego/ananás em calda (ou mesmo morangos) e salpicos de côco ralado..e também fica uam delícia :D

Anónimo disse...

esqueci-me de outra diferença... as bolachas maria são substituídas por palitos la reine :D

Mónica disse...

Andava eu a descobrir este blog, quando me deparo com um dos meus doces preferidos! É verdade, faço-o muitas vezes e como já foi referido, sai sempre bem! Costumo colocar nozes picadas, por cima, em vez do chocolate, acho que também vai muito bem. Além de conhecê-lo como "Doce da Casa", também já tenho ouvido chamá-lo de "Dona Branca", eu pessoalmente, chamo-o de "Semi-frio". Estou a gostar muito do teu blog, vou colocá-lo nos meus favotitos :).
Mónica