Quando vi este bolo mármore percebi que não era habitual o efeito do marmoreado. O segredo está em colocar as duas massas à colher, alternadamente no meio da forma... mas acho que vou ter de praticar mais...
Receita retirada e traduzida livremente do blog Papilles e Pupilles:
INGREDIENTES
3 ovos
150gr açúcar (reduzi para 100gr)
190gr farinha
62 ml óleo
1/2 clh.chá fermento
2 clh. sopa cacau amargo
62 ml água ou leite (coloquei leite)
Bater as claras em castelo com metade do açúcar até ficarem firmes. Noutra taça bater as gemas com o restante açúcar durante 8 ou 10 minutos. Juntar a água ou o leite conforme a preferência. Adicionar depois a farinha, o fermento e o óleo. Obtem-se uma massa compacta e pastosa. Misturar delicadamente as claras. Dividir a massa em duas partes e numa delas juntar o cacau. Untar e polvilhar uma forma redonda e colocar alternadamente colheres das duas massas a partir do meio. Levar ao forno durante 25 minutos a 180ºC. Quando estiver cozido desligar o forno e deixar o bolo no seu interior por mais 10 minutos.
Receita retirada e traduzida livremente do blog Papilles e Pupilles:
12 comentários:
Ficou com um aspecto fabuloso!!!
Il est magnifique ! bravo !
Ouf!, j'ai trouvé l'outil de traduction chez "Voila.fr" ! Parce que je ne comprends pas très bien le
portugais, désolée. Je trouve que tonne gâteau est
très beau, il un vrai aspect de "faux marbre italien" ! (Et je
sais de quoi je parle, j'en ai peint, des "faux marbres" !
Espectacular!!!
;-)
adorei o teu blog! tem mesmo tentações deliciosas!
vou mesmo testar algumas.
continua!
Está com um óptimo aspecto...
Hum...
Com ou sem pratica em colocar o bolo na forma, eu acho que está fantástico e com optimo aspecto. Parabens pelo blog.
Obrigada a todas pelas mensagens!Se pudesse partilhar concerteza calharia uma fatia a cada uma de vós...e com direito a repetir!!
olá... vi esta receita e está o máximo. mas desculpa, nao entendi bem como é que se coloca a massa na forma. colocas uma colher de massa branca no meio, depois à volta massa de chocolate, depois outra vez massa branca (tipo às rodas)? é isso?
obrigada desde já pela tua resposta. um beijo.
experimentei hoje esta receita e o resultado é lindo! de inicio tb ñ entendi como era o processo da massa, só lendo a receita original é q percebi q as colheradas de massa é uma em cima da outra e assim sucessivamente: a massa vai deslizando e fazendo as circunferencias....descobrem cada coisa...
parabéns pelo blog, verdadeiras tentações.
FICOU LINDOOOO!!!!!ADOREI!!!!
Experimentei esta receita, mas arrependi-me amargamente de usar uma colher de sopa para dispor as massas (ainda por cima tinha dobrado a receita!) Mas o bolo fica óptimo!
Enviar um comentário