segunda-feira, 25 de junho de 2007

Bolo de Requeijão


Encontrei esta receita num daqueles papelinhos que rasgamos não sei onde e que guardamos... Não foi um sucesso, mas estava agradável de sabor não fosse ter ficado "enqueijado"!Resulta num bolo baixinho, tipo tarte...

INGREDIENTES
1 requeijão (250gr)
4 ovos
50gr manteiga
100gr farinha
100gr açúcar

Misturar o requeijão com as gemas, juntar a manteiga derretida e mexer. Adicionar o açúcar, a farinha e as claras batidas em castelo. Colocar numa forma untada e polvilhada e levar ao forno durante 45minutos a 180ºc.

19 comentários:

jp diniz disse...

Este bolo merece um requeijão "a sério". Não pode ser com aquele requeijãp de vaca que agora vendem.

Anónimo disse...

Olá Cacau.
As vezes, os bolos pregam-nos umas partidas, não ficam como nós queremos !!! Para mim, está aprovado....
Bjokas

Elvira disse...

Por acaso, até gosto de bolos um pouco enqueijados... :-)

Brites disse...

Ficou delicioso. Aqui acrescentaria mais 50 gr de farinha para não ficar tão "queijado", pese embora o sabor ser delicioso!
Beijinhos.

Agdah disse...

Affffe Maria, dá vontade de comer tudo.

Anónimo disse...

Olá
as últimas receitas são uma verdadeira tentação! E estamos no verão, olha o pneu!
(Paciência!)

Uma "dica" para a sua receita de tarte de amêndoa: experimente fazer um caramelo com o açúcar (derrete-se o açúcar sozinho, fogo baixo), juntar a manteiga, 4 colheres de leite, as amêndoas, ligeiramente tostadas, e mexer bem, sempre ao lume fraco. Ferve 1,2 mm e põe sobre a massa que cozeu bem. Já não volta ao forno.
Assim fica óptima, sem aquele aspecto que refere.

CACAU disse...

Obrigada pela dica Lucie!!

oquefazerprojantar??? disse...

este blog é o espaço da grande tentação!!! uma maravilha para os doces pecados!!!

Anónimo disse...

Olá Cacau,

Parabéns pelo sucesso do teu blog, onde encontramos tantos comentários interessantes e curiosos!

Beijinhos,
DD

Simplesmente Maria disse...

Simplesmente adorei o blog. Saio daqui a babar-me...mas de certo vou voltar mais vezes e de certo vou experimentar as tuas receitas. Bjcs.

carlita disse...

Ai Cacau....eu estou a dieta, e estou pa qui a salivar com os teus bolos....! Isto não se faz...O teu blog é um regalo pos olhos, é sim senhor!!
Bj carla Bandos


http://antoska.blog.com

Anónimo disse...

Ontem saboreei um chocolate do céu. Tinha de partilhar contigo (não o chocolate, infelizmente...) a informação sobre o dito: é um chocolate puro, 80% cacau acrescentado de apenas um pouco de açucar (que se trinca), nada mais. A textura é estranha porque não tem manteiga. É seco. Vem de São Tomé e Princípe e foi comprado numa loja na Ericeira (loja da Amélia) - foi oferecido a uma amiga que o partilhou comigo, por isso não tenho qq referência sobre o tipo de loja. Parceu-me um produto gourmet/comércio justo. Temos de o encontrar!!

Anónimo disse...

Só mais uma coisinha. agora sim, a propósito deste post...
em casa dos meus pais, pela Páscoa, costuma fazer-se um bolo de requeijão semelhante a este (com menos farinha). é o doce da nossa páscoa. com requeijão a sério...
a diferença está em dois pormenores que sugiro que experimentes: limão (sumo e raspa de meio limão, para esta quantidade) e canela (uma colher de sobremesa).
huuuuuuummmmmmmmmmmmm
bj

Anónimo disse...

bonjour, je m'appelle margot, je suis d'origine portugaise mais je ne parle pas portugais...j'espère que tu comprend quand même, j'aime beaucoup ton blog, moi aussi j'en ai un: margotcuisine.canalblog.com
mon gateau préféré portugais, c'est la pao de lo!!!
bizzz

Eli disse...

Que delícia esse lugar!! O bolo me parece uma maravilha!

CACAU disse...

Obrigada a todas pelas visitas e pelos comentários deliciosos!

Rosarinho: tens de encontrar esse chocolate!

Margot: merci pour ta visite!Toujours un plaisir recevoir des commentaires en français!

bruxinha disse...

Ai, que delícia de foto!

Infelizmente não encontro requeijão português pelas minhas bandas... será que dá para fazer com queijo "ricotta"? O sabor é quase idêntico (ao requeijão de vaca), mas a consistência é um pouco mais mole e menos "crumbled". Já alguém experimentou?
Ou mais alguém tem ideias de um bom substituto para o requeijão?
Gostava tanto de experimentar esta receita!

Anónimo disse...

já tenho feito o bolo de requeijão com queijo fresco... e não fica mau... por isso julgo que pode funcionar com outro tipo de queijo que se assemelhe a um queijo fresco ou requeijão. o ricotta parece-me ser uma possibilidade. ou o mascarpone... experimenta!! arrisca e depois conta como ficou!

rosarinho

Anónimo disse...

ola, tnh 15 anos e exprimentei fazer este bolo e ficou delicioso o truque e n deixar cozer durante tanto tempo. mt sinceramente e n e p/ m gabar ms o meu estava + bonito
espero k continuem cm receitas deliciosas
bjs d 1 jovem k gosta d fazer bolos