Tinha esta receita guardada para um destes dias experimentar. Estava curiosa para saber se o sabor seria idêntico àquele que eu me lembro da minha infância e das fatias de flan que a minha mãe comprava na boulangerie: não fiquei desiludida!
INGREDIENTES
massa folhada (usei um rolo de massa pré-comprada)
100 gr farinha
150gr açúcar (reduzi para 100gr)
1 l leite
2 ovos
1 gema
INGREDIENTES
massa folhada (usei um rolo de massa pré-comprada)
100 gr farinha
150gr açúcar (reduzi para 100gr)
1 l leite
2 ovos
1 gema
Estender a massa folhada sobre uma forma de tarte com o papel vegetal que a envolve, e picar o fundo com um garfo. Dissolver num pouco de leite a farinha e misturar os ovos e a gema batidos. Num tacho, levar ao lume o restante leite e o açúcar. Quando levantar fervura, retirar do lume e adicionar aos poucos a mistura da farinha e dos ovos, mexendo com uma vara de arames para não formar grumos. Levar novamente ao lume mexendo sempre até engrossar. Verter sobre a massa folhada e cozer no forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos (convém vigiar pois a minha ficou demasiado "dourada"!).
12 comentários:
Esse bolo também me relembra a minha infância parisiense. :-)
É um pouco parecido com a tarte pastel de nata (ou será o contrário...?).
Beijinhos.
Ficou lindo! Nunca provei, deve ser uma delícia...
Fiquei encantada. A aparência é maravilhosa.
adorei o tom dourado...está lindissima! me deixou curiosa para provar...doces portugueses são sempre bons! bjos
Humm!
Deve ser uma delícia!
Olá Cacau, nomeei o seu blog para o prémio blog com tomates, dê uma espreitadela no meu blog para saber mais informações.
Bjs
Deve ser mesmo delicioso...
Obrigada pela receita.
Bjinhos. ;)
Ola Cacau,
parece que não sou a única mas eu também tomei a liberdade de nomear o seu blog com o prémio de "Blog com Tomates", depois visite o meu blog e veja.
Bjinhos. ;)
Cacau, também eu me lembro do Flan....e este ficou mesmo bonito!!
Mas...será que estivemos todas em França? Já repararam na coincidência?? :)
Ai que maravilha, e que saudades ! Pelos vistos, muitas de nós vivemos em França... Quem não se lembra das montras fantásticas das Boulangeries ??
Beijinhos,
Paula
Olá!
Chegou-me á dias umas receitas, via net, do seu blog, e experimentei esta, ao fazer provei o recheio e soube demasiado a farinha e pensei: vai sair mal. A cozedura uma desgraça...tudo a sair para fora da tarteira. Cozeu, desliguei o forno, sai de casa, regressei, tirei do forno, provámos e...PARABENS uma verdadeira delicia.
Eu sou a Cristina e desde agora uma sua fan!
Um beijo
Enviar um comentário